sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A as colegas alérgicas?

Conversando aqui e ali, falando de make o tempo todo, percebi como existem meninas alérgicas a maquiagem. Conversando com a Yasmin hoje, do Fashion Clues, descobri que ela também e alérgica a maquiagem. Resolvi fazer um post dedicado a isso e indicar alguns produtos hipoalergênicos.
Quero deixar claro desde já, que NÃO existem produtos completamente anti-alérgicos, mas sim produtos mais suaves e que colaboram com a pele. Na maioria dos casos a alergia afeta logo a área dos olhos, causando vermelhidão e inchaço. Vale lembrar que qualquer sintoma, nos olhos ou na pele, deve ser levado aos cuidados de um bom dermatologista e é importante não insistir no uso do produto causador. Algumas causas da alergia:
  • Pré disposição genética
  • Produtos vencidos
  • Pigmentos, conservantes e as fragrâncias podem causar alergia
  • Compartilhar make (nada de dividir tudo cazamiga viu? Principalmente a make dos olhos)
  • Maquiagem com grande quantidade de metais na composição
  • Obstrução constante de canais como o lacrimal
  • O uso de lentes de contato pode agravar ainda mais o problema
Já fui vítima de alergias. A vítima? Meus olhos, no caso o olho esquerdo. Começou com uma vermelhidão seguida de coceira e logo veio a secreção. Uso lentes de contato há quase 5 anos, o que torna meus olhos ainda mais sensíveis, corri para meu oftamologista. Eu estava com uma ÚLCERA na córnea. Causa do problema? Bactéria transmitida pelo compartilhamento do meu amado lápis de olho Maybeline.
Deu de entender a gravidade do problema? Precisei ficar 2 meses sem usar lentes e descartar a lente contaminada, tratei com colírio e me livrei da Ulcera, que foi detectada a tempo, caso contrário poderia ter levado a perda da visão.
Se você não vive sem make, sem problemas, a maioria das mulheres também não, mas aqui vão algumas dicas para evitar:
  • Use lápis na linha d'agua poucas vezes, o uso diário e em excesso é altamente prejudicial e obstrui o canal lacrimal
  • Pode parecer egoísta, mas não compartilhe sua maquiagem, principalente o seu lápis, rímel e pincéis.
  • Procure sempre produtos hipoalergênicas ou de linhas minerais
O caso das menines que tem alergia não só nos olhos, mas também na pele do rosto, é mais delicado, e não tem muita solução, além de evitar bases de cobertura total, já que elas obstruem demais os poros, usar
sabão neutro ou de glicerina pode ajudar e muito a proteger a sua bela cútis.
Os produtos minerais (Avon, MAC, Revlon...) não são completamente hipoalergênicos, mas como sua pigmentação é feita com minerais naturais, sem adição de pigmentos de laboratório, o risco diminui bastante.
Aqui vai um site só de produtos hipoalergênicos: o Alergoshop. A variedade não é tão grande e o preço não é tão bom, mas é sempre melhor aliar saúde e beleza do que deixar uma delas para trás. Dá pra ser linda com saúde viu? Vai linda e sem alergia.

2 comentários:

  1. essa jéssica sempre preocupada e querida "cazamigas" haha. Adorei o post Jess, vou dar uma olhadinha nessas marcas que tu disse, pra ver se encontro algo que não me empole toda :(

    ResponderExcluir
  2. oiii gostaria q voce me adicionasse no msn amanda_emoth@hotmail.com por que estou com uma alergia e tenho certeza de que é de maquiagem voce pode me ajuda??
    beijos e obrigada

    ResponderExcluir